Descrição
Dicas para preservar vidros revestidos:
- Saber como o vidro foi fabricado: existem dois procedimentos: o processo online (pirolítico), que são fabricados na própria linha de float e o processo off-line (magnetrônico), onde a aplicação é feita após a produção float, em uma linha independente e com o vidro em temperatura ambiente.
- Saber a classificação do vidro: a norma NBR 16023 - Vidros revestidos para controle sola - Requisitos, classificação e métodos de ensaio separa os vidros em 4 classes: A, B, C e D. Ao comprar uma peça deste modelo, consulte o a classe do vidro com o fabricante para que seja utilizado de maneira correta.
- Saber o lado certo: a face do vidro em que o coating é aplicado deve ser instalada de maneira que seja garantida a preservação. Algumas classes de vidro revestido de controle solar permitem a aplicação na forma monolítica, desde que o lado revestido fique voltado para o ambiente interno (classe B). A maioria deles (classe C e D) necessitam que a face fique totalmente protegida, ou seja, em contato com a camada intermediaria (interlayer), nos laminados, ou voltada para dentro da câmara de ar, nos insulados.
- Manusear com cuidado: deve ser evitado o contato com o lado revestido. Mesmo utilizando luvas limpas e secas, o manuseio das peças deve ser realizado por meio das bordas, nunca em contato direto com o coating.
- Limpeza especial: não deve ser usado produtos químicos ou abrasivos para limpar a face revestida do vidro, água e sabão neutro são suficientes. Objetos metálicos não deve ser utilizados no produto porque podem danificar o revestimento. Marcações com etiquetas ou canetas não podem ser feitas do lado com coating.
- Cuidado ao guardar: deve ser armazenado em lugar seco, ventilado e protegido de qualquer umidade. A NBR 16673 Vidros revestidos para controle solar - Requisitos de processamento e manuseio recomenda que o revestimento dos vidros solar monolíticos deve ser protegido por uma embalagem protetora dos resíduos da obra, como poeira, umidade e detritos.